Olá, speedcubers! Aqui é o Willian do Cuboverso. Para quem busca entrar no clube Sub-10s, dominar o PLL (Permutação da Última Camada) é absolutamente essencial.
Não se trata apenas de memorizar 21 algoritmos, mas de executá-los com eficiência, finger tricks e, principalmente, reconhecimento imediato (lookahead).
A etapa PLL é a última do método Fridrich (CFOP) e consiste em permutar todas as peças da última camada, após a orientação (OLL).
O objetivo é ter o cubo 100% resolvido. Abaixo, nós do Cuboverso detalhamos os 21 casos de PLL, separados por tipo, com foco na eficiência.
Os 21 Casos de PLL (Permutação da Última Camada)
Os algoritmos PLL são tipicamente divididos em 4 categorias: Troca de Cantos Puros, Troca de Arestas Puras, Casos H e Z, e Casos T e Y.
- U Horário
- U anti-horário
- A horário
- A anti-horário
- Caso H
- Caso Z
- Caso T
- Caso F
- Caso Y
- Caso E
- Caso V
- Caso Ra
- Caso Rb
- Caso Ja
- Caso Jb
- Caso Na
- Caso Nb
- Caso Ga
- Caso Gb
- Caso Gc
- Caso Gd
Caso U horário
R’ U R’ U’ R’ U’ R’ U R U R2
Caso U anti-horário
R2 U’ R’ U’ R U R U R U’ R
Caso A horário
x R’ U R’ D2 R U’ R’ D2 R2 x’
Caso A anti-horário
x R2′ D2 R U R’ D2 R U’ R x’
Caso H
M2′ U M2′ U2 M2′ U M2′
Caso Z
M2 U M2 U M’ U2 M2 U2 M’
Caso T
R U R’ U’ R’ F R2 U’ R’ U’ R U R’ F’
Caso F
R’ U’ F’ R U R’ U’ R’ F R2 U’ R’ U’ R U R’ U R
Caso Y
F R U’ R’ U’ R U R’ F’ R U R’ U’ R’ F R F’
Caso E
x’ R U’ R’ D R U R’ D’ R U R’ D R U’ R’ D’ x
Caso V
R’ U R’ Dw’ R’ F’ R2 U’ R’ U R’ F R F
Caso Ra
R U’ R’ U’ R U R D R’ U’ R D’ R’ U2 R’ U’
Caso Rb
R’ U2 R U2′ R’ F R U R’ U’ R’ F’ R2 U’
Caso Ja
x R2 F R F’ R U2 r’ U r U2
Caso Jb
R U R’ F’ R U R’ U’ R’ F R2 U’ R’
Caso Na
R U R’ U R U R’ F’ R U R’ U’ R’ F R2 U’ R’ U2 R U’ R’
Caso Nb
R’ U R U’ R’ F’ U’ F R U R’ F R’ F’ R U’ R
Caso Ga
R2 U R’ U R’ U’ R U’ R2 U’ D R’ U R D’
Caso Gb
R’ U’ R U D’ R2 U R’ U R U’ R U’ R2 D
Caso Gc
R2 U’ R U’ R U R’ U R2 U D’ R U’ R’ D
Caso Gd
R2 U’ R U’ R U R’ U R2 U D’ R U’ R’ D
Perguntas Frequentes (FAQ)
Qual é a melhor maneira de praticar PLL?
A melhor maneira é usar um timer com a função de scramble específica para PLL. Pratique cada caso individualmente até que o tempo de execução seja inferior a 2 segundos consistentemente. Depois, comece a praticar os casos em ordem aleatória para forçar o reconhecimento.
Quantos PLLs eu preciso saber para ser Sub-20s?
Para ser Sub-20s, é recomendado saber os 21 PLLs completos. Embora seja possível atingir esse tempo usando um método de 2-Look PLL (cerca de 6 a 10 algoritmos), a diferença de tempo de execução será significativa. Dominar os 21 é a fundação técnica correta para o Sub-10s.
O que é um “Finger Trick”?
Finger Tricks são movimentos otimizados dos dedos que permitem executar os giros sem precisar soltar ou reposicionar a mão no cubo (trocar o grip).
Sobre o Autor Willian Rafael é speedcuber profissional e competidor oficial da WCA desde 2015 (ID: 2015RAFA01). Com 3 medalhas de ouro e recorde oficial de 9.25s no 3x3x3, fundou o Cuboverso para ensinar a lógica por trás dos algoritmos e ajudar novos cubistas a quebrarem a barreira do Sub-10.