CLL 2×2 – Lista com os (42 Algoritmos)

A grande vantagem do CLL 2×2 em relação aos métodos mais básicos é a eficiência. Enquanto no Ortega você frequentemente precisa de duas etapas para finalizar o topo (orientação + permutação), com o CLL você resolve toda a última camada em apenas um algoritmo.

Isso significa que, após montar a primeira face completa (com as laterais certas), você “mata” o cubo instantaneamente.

O que você vai encontrar neste guia: Neste post do Cuboverso, organizei todos os 42 casos de CLL divididos por categorias (Sune, Anti-Sune, H, Pi, T, U e L) para facilitar o seu aprendizado. Não se assuste com a quantidade; o reconhecimento de casos é muito similar ao OLL do 3×3, o que torna a transição muito mais suave do que parece.

Prepare seu cubo, aqueça os dedos e vamos baixar esses tempos!

Casos de Sune

S1

Cubo Mágico: R U2 R' U' R U' R'

Como chegar: R U2 R’ U’ R U’ R’

Como resolver: R U R’ U R U2 R’


S2

Cubo Mágico: F' L F L' U2 L' U2 L

Como chegar: F’ L F L’ U2 L’ U2 L

Como resolver: L’ U2 L U2 L F’ L’ F


S3

Cubo Mágico: R U2 R' U2 R' F R F'

Como chegar: R U2 R’ U2 R’ F R F’

Como resolver: F R’ F’ R U2 R U2 R’


S4

Cubo Mágico: R U2 R' U' R U' R' F R' F' R U R U' R'

Como chegar: R U2 R’ U’ R U’ R’ F R’ F’ R U R U’ R’

Como resolver: R U R’ U’ R’ F R F’ R U R’ U R U2 R’


S5

Cubo Mágico: L' U L F' L F L'

Como chegar: L’ U L F’ L F L’

Como resolver: L F’ L’ F L’ U’ L


S6

Cubo Mágico: R U2 R' F R' F' R U' R U' R'

Como chegar: R U2 R’ F R’ F’ R U’ R U’ R’

Como resolver: R U R’ U R’ F R F’ R U2 R’


Casos de Antisune

AS1

Cubo Mágico: L' U2 L U L' U L

Como chegar: L’ U2 L U L’ U L

Como resolver: L’ U’ L U’ L’ U2 L


AS2

Cubo Mágico: L' U2 L U L' U L F' L F L' U' L' U L

Como chegar: L’ U2 L U L’ U L F’ L F L’ U’ L’ U L

Como resolver: L’ U’ L U L F’ L’ F L’ U’ L U’ L’ U2 L


AS3

Cubo Mágico: L' U2 L U2 L F' L' F

Como chegar: L’ U2 L U2 L F’ L’ F

Como resolver: F’ L F L’ U2 L’ U2 L


AS4

Cubo Mágico: F R' F' R U2 R U2 R'

Como chegar: F R’ F’ R U2 R U2 R’

Como resolver: R U2 R’ U2 R’ F R F’


AS5

Cubo Mágico: R U' R' F R' F' R

Como chegar: R U’ R’ F R’ F’ R

Como resolver: R’ F R F’ R U R’


AS6

Cubo Mágico: R' U R U' R' F R' F' R2 U R' U' R

Como chegar: R’ U R U’ R’ F R’ F’ R2 U R’ U’ R

Como resolver: R’ U R U’ R2 F R F’ R U R’ U’ R


Casos de T

T1

Cubo Mágico: R2 F2 R U R' F R2 U2 R' U' R

Como chegar: R2 F2 R U R’ F R2 U2 R’ U’ R

Como resolver: R’ U R U2 R2 F’ R U’ R’ F2 R2


T2

Cubo Mágico: R' F R' F' R2 U2 R' U' R

Como chegar: R’ F R’ F’ R2 U2 R’ U’ R

Como resolver: R’ U R U2 R2 F R F’ R


T3

Cubo Mágico: F' L F L' U' L' U L

Como chegar: F’ L F L’ U’ L’ U L

Como resolver: L’ U’ L U L F’ L’ F


T4

Cubo Mágico: F R U' R' U R U R' U R U' R' F'

Como chegar: F R U’ R’ U R U R’ U R U’ R’ F’

Como resolver: F R U R’ U’ R U’ R’ U’ R U R’ F’


T5

Cubo Mágico: F R' F' R U R U' R'

Como chegar: F R’ F’ R U R U’ R’

Como resolver: R U R’ U’ R’ F R F’


T6

Cubo Mágico: R U' R' F2 U R U2 R' U F'

Como chegar: R U’ R’ F2 U R U2 R’ U F’

Como resolver: F U’ R U2 R’ U’ F2 R U R’


Casos de U

U1

Cubo Mágico: R' U R U2 R2 F' R U' R' F2 R2

Como chegar: R’ U R U2 R2 F’ R U’ R’ F2 R2

Como resolver: R2 F2 R U R’ F R2 U2 R’ U’ R


U2

Cubo Mágico: F' U F2 R F' R U R' U2 R'

Como chegar: F’ U F2 R F’ R U R’ U2 R’

Como resolver: R U2 R U’ R’ F R’ F2 U’ F


U3

Cubo Mágico: R' U' R U2 R' F R' F' R U' R

Como chegar: R’ U’ R U2 R’ F R’ F’ R U’ R

Como resolver: R’ U R’ F R F’ R U2 R’ U R


U4

Cubo Mágico: R U R' U2 R U R' U R' F R F'

Como chegar: R U R’ U2 R U R’ U R’ F R F’

Como resolver: F R’ F’ R U’ R U’ R’ U2 R U’ R’


U5

Cubo Mágico: R U' R' U R U' R' F R' F' R2 U R'

Como chegar: R U’ R’ U R U’ R’ F R’ F’ R2 U R’

Como resolver: R U’ R2 F R F’ R U R’ U’ R U R’


U6

Cubo Mágico: F U R U' R' F'

Como chegar: F U R U’ R’ F’

Como resolver: F R U R’ U’ F’


Casos de H

H1

Cubo Mágico: R2 U2 R U2 R2

Como chegar: R2 U2 R U2 R2

Como resolver: R2 U2 R’ U2 R2


H2

Cubo Mágico: F R2 U' R2 U R2 U R2 F'

Como chegar: F R2 U’ R2 U R2 U R2 F’

Como resolver: F R2 U’ R2 U’ R2 U R2 F’


H3

Cubo Mágico: L' U R U' L U' R' U' R U' R'

Como chegar: L’ U R U’ L U’ R’ U’ R U’ R’

Como resolver: R U R’ U R U L’ U R’ U’ L


H4

Cubo Mágico: x' U2 R' F2 R2 U2 R' U2 x

Como chegar: x’ U2 R’ F2 R2 U2 R’ U2 x

Como resolver: x’ U2 R U2 R2 F2 R U2


Casos de L

L1

Cubo Mágico: R2 U R' U' R U R' U2 R U' R

Como chegar: R2 U R’ U’ R U R’ U2 R U’ R

Como resolver: R’ U R’ U2 R U’ R’ U R U’ R2


L2

Cubo Mágico: F R' F2 R U' R' F2 R2 U2 R'

Como chegar: F R’ F2 R U’ R’ F2 R2 U2 R’

Como resolver: R U2 R2 F2 R U R’ F2 R F’


L3

Cubo Mágico: R' F2 R U' R U2 R' F R U2 R'

Como chegar: R’ F2 R U’ R U2 R’ F R U2 R’

Como resolver: R U2 R’ F’ R U2 R’ U R’ F2 R


L4

Cubo Mágico: R U R' U' R' F R F'

Como chegar: R U R’ U’ R’ F R F’

Como resolver: F R’ F’ R U R U’ R’


L5

Cubo Mágico: F R U' R' U R U R' F'

Como chegar: F R U’ R’ U R U R’ F’

Como resolver: F R U’ R’ U’ R U R’ F’


L6

Cubo Mágico: R U2 R' F R' F' R2 U2 R'

Como chegar: R U2 R’ F R’ F’ R2 U2 R’

Como resolver: R U2 R2 F R F’ R U2 R’


Casos de PLL

Adjacente

Cubo Mágico: F R U' R' U R U R2 F' R U R U' R'

Como chegar: F R U’ R’ U R U R2 F’ R U R U’ R’

Como resolver: R U R’ U’ R’ F R2 U’ R’ U’ R U R’ F’


Diagonal

Cubo Mágico: F R' F' R U R U' R' F R U' R' U R U R' F'

Como chegar: F R’ F’ R U R U’ R’ F R U’ R’ U R U R’ F’

Como resolver: F R U’ R’ U’ R U R’ F’ R U R’ U’ R’ F R F’


Casos de Pi

P1

Cubo Mágico: R' U R2 U' R2 U' R2 U R'

Como chegar: R’ U R2 U’ R2 U’ R2 U R’

Como resolver: R U’ R2 U R2 U R2 U’ R


P2

Cubo Mágico: F' U R U R' U2 F R' F2 R

Como chegar: F’ U R U R’ U2 F R’ F2 R

Como resolver: R’ F2 R F’ U2 R U’ R’ U’ F


P3

Cubo Mágico: F R2 U' R2 U' R2 U R2 F'

Como chegar: F R2 U’ R2 U’ R2 U R2 F’

Como resolver: F R2 U’ R2 U R2 U R2 F’


P4

Cubo Mágico: F R' F' R U2 R U' R' U R U2 R'

Como chegar: F R’ F’ R U2 R U’ R’ U R U2 R’

Como resolver: R U2 R’ U’ R U R’ U2 R’ F R F’


P5

Cubo Mágico: R' F' R U' R' F' R F' R U R'

Como chegar: R’ F’ R U’ R’ F’ R F’ R U R’

Como resolver: R U’ R’ F R’ F R U R’ F R


P6

Cubo Mágico: R' U2 R U R' F R' F' R U R

Como chegar: R’ U2 R U R’ F R’ F’ R U R

Como resolver: R’ U’ R’ F R F’ R U’ R’ U2 R


Parabéns por chegar ao fim da lista! Sabemos que encarar 42 novos algoritmos pode parecer intimidante no início, mas o segredo para dominar o CLL (Corners of the Last Layer) não é a velocidade de aprendizado, e sim a consistência.

Agora que você tem as ferramentas e a visualização 3D para entender cada movimento, aqui estão algumas dicas finais para incorporar isso nas suas solves oficiais:

Não aprenda tudo de uma vez

Tentar decorar todos os casos em um único dia vai apenas confundir sua memória muscular. Foque em um set por vez (por exemplo, domine todos os casos “H” e “Pi” esta semana, e só depois avance para os “Sunes”).

O Reconhecimento é a Chave

No 2×2, a execução dos algoritmos é muito rápida. Onde a maioria dos cubistas perde tempo é no recognition (identificar qual é o caso). Use os simuladores 3D acima para estudar os padrões de cores (os “stickers”) de diferentes ângulos, não apenas a execução.

Misture com o Ortega

Enquanto você ainda não souber todos os casos de CLL, não tem problema usar o método Ortega para os casos que você ainda não memorizou. A transição deve ser natural.

Se algum algoritmo não ficou claro ou se você usa uma solução alternativa (algum alg diferente que você acha mais rápido), deixe um comentário abaixo! A troca de conhecimento é o que faz a nossa comunidade evoluir.

Bons treinos e nos vemos no próximo recorde pessoal (PB)!

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