A grande vantagem do CLL 2×2 em relação aos métodos mais básicos é a eficiência. Enquanto no Ortega você frequentemente precisa de duas etapas para finalizar o topo (orientação + permutação), com o CLL você resolve toda a última camada em apenas um algoritmo.
Isso significa que, após montar a primeira face completa (com as laterais certas), você “mata” o cubo instantaneamente.
O que você vai encontrar neste guia: Neste post do Cuboverso, organizei todos os 42 casos de CLL divididos por categorias (Sune, Anti-Sune, H, Pi, T, U e L) para facilitar o seu aprendizado. Não se assuste com a quantidade; o reconhecimento de casos é muito similar ao OLL do 3×3, o que torna a transição muito mais suave do que parece.
Prepare seu cubo, aqueça os dedos e vamos baixar esses tempos!
Casos de Sune
S1
Como chegar: R U2 R’ U’ R U’ R’
Como resolver: R U R’ U R U2 R’
S2
Como chegar: F’ L F L’ U2 L’ U2 L
Como resolver: L’ U2 L U2 L F’ L’ F
S3
Como chegar: R U2 R’ U2 R’ F R F’
Como resolver: F R’ F’ R U2 R U2 R’
S4
Como chegar: R U2 R’ U’ R U’ R’ F R’ F’ R U R U’ R’
Como resolver: R U R’ U’ R’ F R F’ R U R’ U R U2 R’
S5
Como chegar: L’ U L F’ L F L’
Como resolver: L F’ L’ F L’ U’ L
S6
Como chegar: R U2 R’ F R’ F’ R U’ R U’ R’
Como resolver: R U R’ U R’ F R F’ R U2 R’
Casos de Antisune
AS1
Como chegar: L’ U2 L U L’ U L
Como resolver: L’ U’ L U’ L’ U2 L
AS2
Como chegar: L’ U2 L U L’ U L F’ L F L’ U’ L’ U L
Como resolver: L’ U’ L U L F’ L’ F L’ U’ L U’ L’ U2 L
AS3
Como chegar: L’ U2 L U2 L F’ L’ F
Como resolver: F’ L F L’ U2 L’ U2 L
AS4
Como chegar: F R’ F’ R U2 R U2 R’
Como resolver: R U2 R’ U2 R’ F R F’
AS5
Como chegar: R U’ R’ F R’ F’ R
Como resolver: R’ F R F’ R U R’
AS6
Como chegar: R’ U R U’ R’ F R’ F’ R2 U R’ U’ R
Como resolver: R’ U R U’ R2 F R F’ R U R’ U’ R
Casos de T
T1
Como chegar: R2 F2 R U R’ F R2 U2 R’ U’ R
Como resolver: R’ U R U2 R2 F’ R U’ R’ F2 R2
T2
Como chegar: R’ F R’ F’ R2 U2 R’ U’ R
Como resolver: R’ U R U2 R2 F R F’ R
T3
Como chegar: F’ L F L’ U’ L’ U L
Como resolver: L’ U’ L U L F’ L’ F
T4
Como chegar: F R U’ R’ U R U R’ U R U’ R’ F’
Como resolver: F R U R’ U’ R U’ R’ U’ R U R’ F’
T5
Como chegar: F R’ F’ R U R U’ R’
Como resolver: R U R’ U’ R’ F R F’
T6
Como chegar: R U’ R’ F2 U R U2 R’ U F’
Como resolver: F U’ R U2 R’ U’ F2 R U R’
Casos de U
U1
Como chegar: R’ U R U2 R2 F’ R U’ R’ F2 R2
Como resolver: R2 F2 R U R’ F R2 U2 R’ U’ R
U2
Como chegar: F’ U F2 R F’ R U R’ U2 R’
Como resolver: R U2 R U’ R’ F R’ F2 U’ F
U3
Como chegar: R’ U’ R U2 R’ F R’ F’ R U’ R
Como resolver: R’ U R’ F R F’ R U2 R’ U R
U4
Como chegar: R U R’ U2 R U R’ U R’ F R F’
Como resolver: F R’ F’ R U’ R U’ R’ U2 R U’ R’
U5
Como chegar: R U’ R’ U R U’ R’ F R’ F’ R2 U R’
Como resolver: R U’ R2 F R F’ R U R’ U’ R U R’
U6
Como chegar: F U R U’ R’ F’
Como resolver: F R U R’ U’ F’
Casos de H
H1
Como chegar: R2 U2 R U2 R2
Como resolver: R2 U2 R’ U2 R2
H2
Como chegar: F R2 U’ R2 U R2 U R2 F’
Como resolver: F R2 U’ R2 U’ R2 U R2 F’
H3
Como chegar: L’ U R U’ L U’ R’ U’ R U’ R’
Como resolver: R U R’ U R U L’ U R’ U’ L
H4
Como chegar: x’ U2 R’ F2 R2 U2 R’ U2 x
Como resolver: x’ U2 R U2 R2 F2 R U2
Casos de L
L1
Como chegar: R2 U R’ U’ R U R’ U2 R U’ R
Como resolver: R’ U R’ U2 R U’ R’ U R U’ R2
L2
Como chegar: F R’ F2 R U’ R’ F2 R2 U2 R’
Como resolver: R U2 R2 F2 R U R’ F2 R F’
L3
Como chegar: R’ F2 R U’ R U2 R’ F R U2 R’
Como resolver: R U2 R’ F’ R U2 R’ U R’ F2 R
L4
Como chegar: R U R’ U’ R’ F R F’
Como resolver: F R’ F’ R U R U’ R’
L5
Como chegar: F R U’ R’ U R U R’ F’
Como resolver: F R U’ R’ U’ R U R’ F’
L6
Como chegar: R U2 R’ F R’ F’ R2 U2 R’
Como resolver: R U2 R2 F R F’ R U2 R’
Casos de PLL
Adjacente
Como chegar: F R U’ R’ U R U R2 F’ R U R U’ R’
Como resolver: R U R’ U’ R’ F R2 U’ R’ U’ R U R’ F’
Diagonal
Como chegar: F R’ F’ R U R U’ R’ F R U’ R’ U R U R’ F’
Como resolver: F R U’ R’ U’ R U R’ F’ R U R’ U’ R’ F R F’
Casos de Pi
P1
Como chegar: R’ U R2 U’ R2 U’ R2 U R’
Como resolver: R U’ R2 U R2 U R2 U’ R
P2
Como chegar: F’ U R U R’ U2 F R’ F2 R
Como resolver: R’ F2 R F’ U2 R U’ R’ U’ F
P3
Como chegar: F R2 U’ R2 U’ R2 U R2 F’
Como resolver: F R2 U’ R2 U R2 U R2 F’
P4
Como chegar: F R’ F’ R U2 R U’ R’ U R U2 R’
Como resolver: R U2 R’ U’ R U R’ U2 R’ F R F’
P5
Como chegar: R’ F’ R U’ R’ F’ R F’ R U R’
Como resolver: R U’ R’ F R’ F R U R’ F R
P6
Como chegar: R’ U2 R U R’ F R’ F’ R U R
Como resolver: R’ U’ R’ F R F’ R U’ R’ U2 R
Parabéns por chegar ao fim da lista! Sabemos que encarar 42 novos algoritmos pode parecer intimidante no início, mas o segredo para dominar o CLL (Corners of the Last Layer) não é a velocidade de aprendizado, e sim a consistência.
Agora que você tem as ferramentas e a visualização 3D para entender cada movimento, aqui estão algumas dicas finais para incorporar isso nas suas solves oficiais:
Não aprenda tudo de uma vez
Tentar decorar todos os casos em um único dia vai apenas confundir sua memória muscular. Foque em um set por vez (por exemplo, domine todos os casos “H” e “Pi” esta semana, e só depois avance para os “Sunes”).
O Reconhecimento é a Chave
No 2×2, a execução dos algoritmos é muito rápida. Onde a maioria dos cubistas perde tempo é no recognition (identificar qual é o caso). Use os simuladores 3D acima para estudar os padrões de cores (os “stickers”) de diferentes ângulos, não apenas a execução.
Misture com o Ortega
Enquanto você ainda não souber todos os casos de CLL, não tem problema usar o método Ortega para os casos que você ainda não memorizou. A transição deve ser natural.
Se algum algoritmo não ficou claro ou se você usa uma solução alternativa (algum alg diferente que você acha mais rápido), deixe um comentário abaixo! A troca de conhecimento é o que faz a nossa comunidade evoluir.
Bons treinos e nos vemos no próximo recorde pessoal (PB)!
Sobre o Autor Willian Rafael é speedcuber profissional e competidor oficial da WCA desde 2015 (ID: 2015RAFA01). Com 3 medalhas de ouro e recorde oficial de 9.25s no 3x3x3, fundou o Cuboverso para ensinar a lógica por trás dos algoritmos e ajudar novos cubistas a quebrarem a barreira do Sub-10.