Procurando aprender como montar o cubo mágico pelo método de camadas?
Montar o cubo mágico parece uma tarefa impossível olhando de fora, mas é muito mais simples do que parece quando você tem o mapa certo. Esqueça a ideia de tentar resolver uma face de cada vez por intuição; isso quase nunca funciona.
Para iniciantes, o caminho dourado é o método de camadas. Como o nome sugere, nós vamos construir o cubo de baixo para cima, andar por andar, usando uma lógica simples e repetitiva. Neste tutorial passo a passo, vou desmistificar o processo e transformar aquele ‘brinquedo impossível’ em uma habilidade que você vai querer mostrar para todo mundo.
Passo 1: A Cruz Branca (O Alicerce)
O objetivo é formar uma cruz branca, mas com uma regra de ouro: as cores laterais das peças da cruz devem coincidir com os centros laterais.
Exemplos
Como fazer a cruz no branco igual o exemplo acima?
O primeiro e mais crucial objetivo é formar a Cruz Branca na face branca.
Atenção: Não basta apenas montar a cruz! Ela só estará completa se as cores laterais dos meios brancos combinarem com os centros laterais. Este é o erro mais comum de quem está começando.
A Estratégia da Margarida
Para evitar que você se perca ou se frustre, usaremos a técnica da “Margarida” (ou Daisy) como um passo intermediário.
Exemplo
Fase Intuitiva: Nessa etapa, você realmente estará “por conta própria” — mas de forma positiva! Não há algoritmos fixos aqui. Você precisa encontrar os quatro meios brancos e levá-los para a face oposta (o centro amarelo).
O Desafio: Por ser intuitivo e não usar fórmulas, este passo serve para você começar a entender como as peças e as camadas giram. É um momento de descoberta!
Pressione “Play” no visualizador 3D abaixo. Ele mostrará um exemplo de como levar as peças de meio brancas ao redor do centro amarelo, completando a Margarida.
Foco Total: Nesta etapa, as quinas são irrelevantes. Você pode ignorar a posição e as cores delas por completo. O único objetivo agora é posicionar os quatro meios brancos ao redor do centro amarelo.
Quando terminar, você terá um cubo com o centro amarelo e quatro “pétalas” brancas ao redor.
Na próxima seção, ensinaremos o movimento exato para transformar a Margarida na Cruz Branca alinhada.
Finalizando a Cruz Branca: Alinhar e Descer
Com a Margarida pronta na face amarela (Topo), o próximo passo é descer as peças brancas para a face branca (Base), garantindo que as cores laterais fiquem alinhadas.
O Processo de Quatro Passos
Para cada uma das quatro “pétalas” brancas, siga esta sequência:
Escolha a Peça
Gire o Topo: Gire a camada superior do cubo até que a cor lateral dessa peça de meio combine com a cor do centro na camada do meio.
Exemplo: Se a peça de meio for Branca e Vermelha, alinhe o lado vermelho com o Centro Vermelho.
O Movimento de Descida
Assim que a peça estiver perfeitamente alinhada, gire a face frontal duas vezes
Repita
Repita os passos para as três peças restantes
A repetição deste processo garantirá que as quatro peças de meio brancas sejam transferidas para a face oposta, já na posição correta e alinhadas.
O visualizador 3D abaixo demonstra como a peça é primeiro alinhada com o centro lateral e, em seguida, girada duas vezes para a base.
Alinhando vermelho com vermelho e descendo
Faça esse processo com os outros 3 meios brancos que faltam.
Alinhando os outros meios e finalizando a cruz branca
O Passo 1 (Cruz) foi concluído. Agora, vamos resolver as quatro quinas brancas para completar a primeira camada do cubo!
Passo 2: A Primeira Camada (Quinas)
O objetivo agora é completar toda a primeira camada, inserindo as quatro peças de quina (canto) brancas em seus lugares corretos. Ao final deste passo, toda a face branca estará resolvida, junto com o “cinto” de cores laterais.
Correto
Errado
Prepare-se para aprender nossa primeira sequência de movimentos fixa! Não se preocupe, ela é muito curta, fácil de memorizar e, acima de tudo, extremamente divertida de aplicar.
Mantenha o branco para cima, fique girando a camada debaixo até encontrar uma peça (Quina) branca.
No meu exemplo, eu fiquei girando a parte debaixo até encontrar uma quina branca. A peça encontrada neste exemplo é a Branco, Vermelho e Verde.
Com a peça selecionada, valide a posição observando os centros. No meu caso (peça Branco, Vermelho e Verde), tenho o centro Verde à frente e o Vermelho à direita, o que confirma que o alinhamento está correto.
Se o seu não estiver combinando, não tem problema: basta rotacionar o cubo para os lados até encontrar a ‘esquina’ formada por esses dois centros.
Com a peça alinhada, vamos aplicar a sequência de quatro giros. Execute a sequência uma vez. Se a quina não encaixar, repita o movimento quantas vezes for necessário até que ela vá para o seu lugar correto. Sequencia de movimentos abaixo.
Vamos realizar esse procedimento até que toda a face branca fique finalizada!
Este é um ótimo exemplo de um caso comum: você gira a camada de baixo e não encontra nenhuma peça branca. Isso acontece quando a peça já está na camada de cima, mas orientada incorretamente (virada).
A solução é simples: não precisa tirar a peça para depois colocar. Basta aplicar a mesma sequência de movimentos repetidamente no mesmo lugar. A peça irá girar e se encaixará automaticamente.
Chegamos ao fim da Segunda Etapa! Agora, o momento da verdade: compare seu cubo com o exemplo abaixo.
Caso não esteja, algum procedimento pode ter sido feito incorretamente — volte e tente corrigir antes de prosseguir. Se o seu cubo estiver correto, parabéns! Você já está pronto para continuar para a próxima fase.
Passo 3: A Segunda Camada
Nosso objetivo é encontrar as peças de meio da camada de cima e encaixá-las nas laterais, completando os “agentes duplos” da segunda linha.
Até agora, trabalhamos com o Branco no topo. Agora tudo muda!
Para montar a segunda camada, a primeira coisa que você deve fazer é virar o cubo de cabeça para baixo.
- Topo: Agora é o Centro Amarelo.
- Base: A face Branca (que já está pronta) fica para baixo.
Nosso objetivo é encontrar as peças de meio da camada de cima e encaixá-las nas laterais, completando os “agentes duplos” da segunda linha.
A Regra do “Sem Amarelo”
Na camada de cima (Amarela), procure por uma peça de meio que NÃO tenha a cor Amarela.
- Se tem amarelo, ela pertence ao topo, então ignore por enquanto.
- Se não tem amarelo (ex: Azul e Vermelho), ela pertence à segunda camada! Essa é a peça que queremos.
Meio Vermelho e Azul
Com o vermelho alinhado na frente, observe a cor do topo dessa peça (no nosso exemplo, o azul
Agora, olhe para os centros nas laterais do cubo: de que lado está o centro Azul? Ele está na sua direita ou na sua esquerda?
No meu exemplo, o destino é a Esquerda.
O seu é para a Direita? Então pule e veja o Exemplo mais abaixo
É o seu caso também? Então execute a sequência abaixo junto comigo.
Agora se o seu caso aponta para a direita, execute a sequência abaixo
Agora faça isso até completar a segunda camada por completo!
Casos que podem acontecer:
É muito comum o meio ficar no lugar porem invertido, se este é o seu caso, faça isso:
Quando você procurar na camada de cima e não encontrar nenhuma peça sem amarelo, significa que as peças corretas estão presas nas laterais (no lugar errado ou invertidas).
Para resolver, basta aplicar a sequência de movimentos usando qualquer peça amarela para ‘empurrar’ a peça certa para fora. Atenção: Certifique-se de fazer isso apenas no lado onde a peça está errada/presa. Cuidado para não mexer nos lados que já estão prontos!
Removendo o azul e laranja para que ele fique em cima!
Chegamos ao fim da Terceira Etapa! Agora, o momento da verdade: compare seu cubo com o exemplo abaixo.
Caso não esteja, algum procedimento pode ter sido feito incorretamente — volte e tente corrigir antes de prosseguir.
Passo 4: Cruz Amarela no Topo
Agora que as duas camadas de baixo estão prontas, vamos olhar apenas para o topo.
Nosso objetivo é formar uma Cruz Amarela. Importante: Assim como no início, ignore as quinas. Não importa se elas têm amarelo ou não agora. Foque apenas nas peças de meio (as arestas).
Para todas as situações abaixo, usaremos exatamente a mesma sequência de movimentos. O que muda é apenas a posição inicial do cubo.
Olhe para o topo amarelo, como esta o seu?
Caso 1: O Ponto
Caso 2: O “L” (9 Horas)
Caso 3: A Linha
Caso 4: A Cruz
Se você olhar para o topo e vir um formato de “L” pequeno (duas peças de meio adjacentes), você está quase lá.
Posição: Gire o topo para que o “L” fique no canto superior esquerdo (como se os ponteiros do relógio marcassem 9 horas). E execute o movimento abaixo:
Quando esta no L, esse movimento transforma direto para a cruz!
Se você encontrar o formato de Linha no topo, a regra é simples: mantenha-a sempre na horizontal (deitada).
na Linha, esse movimento transforma para o L!
Se você estava na Linha e aplicou a sequência de movimentos, você notará que o topo se transformou no padrão de L. Nesse caso, basta executar o procedimento do L que está descrito acima.
Se você encontrar o formato de Ponto no topo, você pode executar a sequência de movimentos abaixo a partir de qualquer ângulo.
A partir do Ponto, você deve aplicar o movimento até que o topo se transforme no padrão de Linha. Da Linha, você aplica o movimento para chegar ao L. Por fim, do L, você executa o movimento para chegar à Cruz Amarela, e o passo estará finalizado!
Passo 5: Permutação da Cruz (Sune)
Chegamos ao famoso Sune! Essa é uma das etapas mais icônicas do método de camadas.
Aqui o objetivo não é mais criar a cruz (ela já existe), mas sim deixar tudo em cima amarelo!
Agora vamos olhar para as quinas da face amarela, quantas estao para cima?
Se você encontrar apenas uma quina com o adesivo amarelo apontando para cima, posicione-a no canto inferior esquerdo antes de aplicar o movimento.
Execute o sune (movimento abaixo)
Faça o movimento demonstrado acima uma vez. Se o topo não ficar completamente amarelo, aplique a mesma sequência até que a face se resolva.
Se você encontrar duas quinas com o adesivo amarelo apontando para cima, gire o topo até que uma peça amarela da lateral fique de frente para você (no lado esquerdo) e execute o movimento
Execute o sune (movimento abaixo)
Execute a sequência Sune uma vez e observe o topo novamente. Se você estava no caso de Duas Quinas, você notará que o padrão se transformou no caso de Apenas Uma Quina. A partir deste ponto, verifique a regra de posicionamento específica para Uma Quina e execute a sequência Sune novamente para finalizar a face amarela.
Se você não encontrar nenhuma quina com o adesivo amarelo apontando para cima, gire o topo até que uma peça amarela da lateral esquerda inferior fique olhando para o lado esquerdo e execute o movimento
Execute o sune (movimento abaixo)
Execute a sequência Sune uma vez e observe o topo novamente. Se você estava no caso de Zero Quinas, você notará que o padrão se transformou no caso de Apenas Uma Quina. A partir deste ponto, verifique a regra de posicionamento específica para Uma Quina e execute a sequência Sune novamente para finalizar a face amarela.
Pronto, se o seu cubo esta semelhante a este, você pode seguir!
Passo 6: Posicionar as Quinas
Chegamos ao penúltimo passo! A face amarela está resolvida, mas se você olhar para as laterais, as quinas amarelas estão nos slots errados.
O objetivo agora é permutar (trocar) essas quatro quinas de lugar até que todas estejam na posição correta.
Gire a camada superior e procure por uma face lateral que tenha os dois adesivos de canto iguais (o padrão “Olhos” ou Barra). Assim que encontrar essa barra de cores, você deve posicioná-la na face de trás, conforme o exemplo abaixo.


Posicione para trás igual ao exemplo
Se nenhuma das faces formar o bloco de cores, a orientação não importa. Você pode aplicar a sequência de qualquer ângulo.
Caso você não encontre o par de ‘Olhos’ ou a ‘barra’, ótimo! Isso significa que a sequência pode ser aplicada a partir de qualquer face, pois o posicionamento não será um problema.
Agora, execute essa sequência de movimentos, seguindo atentamente a demonstração no visualizador 3D abaixo
Se o seu caso não for o de ‘Olhos’ ou a ‘barra’, você terá que aplicar a sequência de movimentos uma vez. O cubo irá se transformar em um desses padrões, e você deverá posicionar a barra e executar a fórmula novamente.
Confira se o seu cubo está igual a este. Se estiver, pode continuar.
Passo 7: Orientar as Quinas (Final)
Se você chegou até aqui, as duas primeiras camadas e todas as quatro quinas estão 100% resolvidas. Parabéns! O seu cubo está a apenas um movimento do fim.
Nesta última etapa, você pode encontrar dois cenários: com barra completa ou sem barra completa. Se a barra completa aparecer, mova-a para a parte da frente.
Se não aparecer, execute a sequência uma vez e verifique novamente. Quando a barra surgir, jogue para frente e repita o processo.
Posicione a barra para frente igual ao exemplo
Execute o movimento abaixo uma vez. Se o cubo não montar corretamente, repita mais uma vez.
E chegamos ao fim do tutorial de resolução do cubo mágico pelo método de camadas. Espero que você tenha curtido a jornada. Se surgir alguma dúvida em qualquer etapa, é só comentar aqui embaixo que eu estarei ajudando.
FAQ – Perguntas Frequentes
Meu cubo desmontou ou uma peça girou. O que faço?
Isso é um “pop” ou “corner twist”. Se uma peça girou sozinha, é matematicamente impossível resolver o cubo. Você deve forçar a peça manualmente para a posição correta. Cubos de velocidade (speedcubes) modernos permitem esse ajuste fácil.
Qual o próximo passo para ficar rápido?
Após dominar o método de camadas, o próximo nível é o CFOP (Cross, F2L, OLL, PLL). A transição mais natural é aprender o “F2L Intuitivo”, onde resolvemos a primeira e a segunda camada simultaneamente, em vez de passo a passo.
Preciso lubrificar meu cubo?
Sim. Um cubo seco gera atrito, desgasta o plástico e cansa os dedos. Use lubrificantes específicos para cubos à base de silicone. Jamais use óleo de cozinha ou WD-40, pois eles derretem o plástico.
Sobre o Autor Willian Rafael é speedcuber profissional e competidor oficial da WCA desde 2015 (ID: 2015RAFA01). Com 3 medalhas de ouro e recorde oficial de 9.25s no 3x3x3, fundou o Cuboverso para ensinar a lógica por trás dos algoritmos e ajudar novos cubistas a quebrarem a barreira do Sub-10.