Método Fridrich – PLL

Olá, speedcubers! Aqui é o Willian do Cuboverso. Para quem busca entrar no clube Sub-10s, dominar o PLL (Permutação da Última Camada) é absolutamente essencial.

Não se trata apenas de memorizar 21 algoritmos, mas de executá-los com eficiência, finger tricks e, principalmente, reconhecimento imediato (lookahead).

A etapa PLL é a última do método Fridrich (CFOP) e consiste em permutar todas as peças da última camada, após a orientação (OLL).

O objetivo é ter o cubo 100% resolvido. Abaixo, nós do Cuboverso detalhamos os 21 casos de PLL, separados por tipo, com foco na eficiência.

Os 21 Casos de PLL (Permutação da Última Camada)

Os algoritmos PLL são tipicamente divididos em 4 categorias: Troca de Cantos Puros, Troca de Arestas Puras, Casos H e Z, e Casos T e Y.

  1. U Horário
  2. U anti-horário
  3. A horário
  4. A anti-horário
  5. Caso H
  6. Caso Z
  7. Caso T
  8. Caso F
  9. Caso Y
  10. Caso E
  11. Caso V
  12. Caso Ra
  13. Caso Rb
  14. Caso Ja
  15. Caso Jb
  16. Caso Na
  17. Caso Nb
  18. Caso Ga
  19. Caso Gb
  20. Caso Gc
  21. Caso Gd

Caso U horário

Cubo Mágico: R2 U' R' U' R U R U R U' R

R’ U R’ U’ R’ U’ R’ U R U R2


Caso U anti-horário

Cubo Mágico: R' U R' U' R' U' R' U R U R2

R2 U’ R’ U’ R U R U R U’ R


Caso A horário

Cubo Mágico: x R2 D2 R U R' D2 R U' R x'

x R’ U R’ D2 R U’ R’ D2 R2 x’


Caso A anti-horário

Cubo Mágico: x R' U R' D2 R U' R' D2 R2 x'

x R2′ D2 R U R’ D2 R U’ R x’


Caso H

Cubo Mágico: M2 U M2 U2 M2 U M2

M2′ U M2′ U2 M2′ U M2′


Caso Z

Cubo Mágico: M2 U M2 U M' U2 M2 U2 M' y2

M2 U M2 U M’ U2 M2 U2 M’


Caso T

Cubo Mágico: R U R' U' R' F R2 U' R' U' R U R' F'

R U R’ U’ R’ F R2 U’ R’ U’ R U R’ F’


Caso F

Cubo Mágico: R' U' R U' R' U R U R2 F' R U R U' R' F U R

R’ U’ F’ R U R’ U’ R’ F R2 U’ R’ U’ R U R’ U R


Caso Y

Cubo Mágico: F R' F' R U R U' R' F R U' R' U R U R' F'

F R U’ R’ U’ R U R’ F’ R U R’ U’ R’ F R F’


Caso E

Cubo Mágico: x' D R U R' D' R U' R' D R U' R' D' R U R' x

x’ R U’ R’ D R U R’ D’ R U R’ D R U’ R’ D’ x


Caso V

Cubo Mágico: F' R' F' R U' R U R2 F R Dw R U' R

R’ U R’ Dw’ R’ F’ R2 U’ R’ U R’ F R F


Caso Ra

Cubo Mágico: U R U2 R D R' U R D' R' U' R' U R U R'

R U’ R’ U’ R U R D R’ U’ R D’ R’ U2 R’ U’


Caso Rb

Cubo Mágico: U R2 F R U R U' R' F' R U2 R' U2 R

R’ U2 R U2′ R’ F R U R’ U’ R’ F’ R2 U’


Caso Ja

Cubo Mágico: x U2 Rw' U' Rw U2 R' F R' F' R2 x'

x R2 F R F’ R U2 r’ U r U2


Caso Jb

Cubo Mágico: R U R2 F' R U R U' R' F R U' R'

R U R’ F’ R U R’ U’ R’ F R2 U’ R’


Caso Na

Cubo Mágico: R U R' U2 R U R2 F' R U R U' R' F R U' R' U' R U' R'

R U R’ U R U R’ F’ R U R’ U’ R’ F R2 U’ R’ U2 R U’ R’


Caso Nb

Cubo Mágico: R' U R' F R F' R U' R' F' U F R U R' U' R

R’ U R U’ R’ F’ U’ F R U R’ F R’ F’ R U’ R


Caso Ga

Cubo Mágico: D R' U' R D' U R2 U R' U R U' R U' R2

R2 U R’ U R’ U’ R U’ R2 U’ D R’ U R D’


Caso Gb

Cubo Mágico: D' R2 U R' U R' U' R U' R2 D U' R' U R

R’ U’ R U D’ R2 U R’ U R U’ R U’ R2 D


Caso Gc

Cubo Mágico: D' R U R' D U' R2 U' R U' R' U R' U R2

R2 U’ R U’ R U R’ U R2 U D’ R U’ R’ D


Caso Gd

Cubo Mágico: D R2 U' R U' R U R' U R2 D' U R U' R'

R2 U’ R U’ R U R’ U R2 U D’ R U’ R’ D


Perguntas Frequentes (FAQ)

Qual é a melhor maneira de praticar PLL?

A melhor maneira é usar um timer com a função de scramble específica para PLL. Pratique cada caso individualmente até que o tempo de execução seja inferior a 2 segundos consistentemente. Depois, comece a praticar os casos em ordem aleatória para forçar o reconhecimento.

Quantos PLLs eu preciso saber para ser Sub-20s?

Para ser Sub-20s, é recomendado saber os 21 PLLs completos. Embora seja possível atingir esse tempo usando um método de 2-Look PLL (cerca de 6 a 10 algoritmos), a diferença de tempo de execução será significativa. Dominar os 21 é a fundação técnica correta para o Sub-10s.

O que é um “Finger Trick”?

Finger Tricks são movimentos otimizados dos dedos que permitem executar os giros sem precisar soltar ou reposicionar a mão no cubo (trocar o grip).

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