A sigla VHLS vem de Vandenbergh-Harris Last Slot. Trata-se de um subconjunto avançado de técnicas usadas para resolver o último par de F2L (First Two Layers) e, simultaneamente, orientar todas as arestas da última camada, formando a cruz.
Diferente do F2L intuitivo padrão, onde você apenas encaixa o par, a VHLS manipula a orientação das peças do topo durante a inserção.
Por que você deve aprender?
Muitos speedcubers ignoram a VHLS achando que é “coisa de expert”, mas ela traz benefícios imediatos para quem já tem uma média consistente:
Adeus aos Casos de Ponto: Garantindo que todas as arestas do topo estejam orientadas (a “cruz” feita), você elimina os piores casos de OLL.
Aumento de OLL Skips: As chances de pular a etapa de OLL aumentam drasticamente.
Melhores Algoritmos: Você lidará apenas com os casos de OLL da cruz (que geralmente são os mais rápidos, como Sune e Antisune).
Porta de Entrada para ZBLL: Se você planeja aprender ZBLL no futuro, a VHLS é o pré-requisito fundamental.
Abaixo, listei os 32 casos para facilitar seu aprendizado.
Prepare seu cubo e vamos lá!
Caso 01
Como chegar: R U R’ U’
Como resolver: U R U’ R’
Caso 02
Como chegar: F’ L’ U L F U’
Como resolver: U F’ L’ U’ L F
Caso 03
Como chegar: F R’ F’ R
Como resolver: R’ F R F’
Caso 04
Como chegar: F U R U’ R2 F’ R
Como resolver: R’ F R2 U R’ U’ F’
Caso 05
Como chegar: F R U R’ F’ U’ y’
Como resolver: y U F R U’ R’ F’
Caso 06
Como chegar: F R U R’ U F’ U2 y’
Como resolver: y U2 F U’ R U’ R’ F’
Caso 07
Como chegar: F R U R2 U’ F’ U R
Como resolver: R’ U’ F U R2 U’ R’ F’
Caso 08
Como chegar: M’ U M U2 R’ F R y’
Como resolver: y R’ F’ R U2 M’ U’ M
Caso 9
Como chegar: L’ U’ L d
Como resolver: d’ L’ U L
Caso 10
Como chegar: F R U’ R’ F’ d
Como resolver: d’ F R U R’ F’
Caso 11
Como chegar: R’ F R F’
Como resolver: F R’ F’ R
Caso 12
Como chegar: F’ U’ L’ U L2 F L’ y’
Como resolver: y L F’ L2′ U’ L U F
Caso 13
Como chegar: F’ L’ U’ L F U
Como resolver: U’ F’ L’ U L F
Caso 14
Como chegar: F’ L’ U’ L U’ F U2
Como resolver: U2 F’ U L’ U L F
Caso 15
Como chegar: F’ L’ U’ L2 U F U’ L’ y’
Como resolver: y L U F’ U’ L2′ U L F
Caso 16
Como chegar: M’ U’ M U2 L F’ L’
Como resolver: L F L’ U2 M’ U M
Caso 17
Como chegar: R U’ R’
Como resolver: R U R’
Caso 18
Como chegar: F R’ F’ R U2 R U R’
Como resolver: R U’ R’ U2′ R’ F R F’
Caso 19
Como chegar: F R’ F’ R U R U2 R’
Como resolver: R U2′ R’ U’ R’ F R F’
Caso 20
Como chegar: R U R’ d’ L’ U2 L d
Como resolver: d’ L’ U2′ L d R U’ R’
Caso 21
Como chegar: F R U R’ y’ U2 R’
Como resolver: R U2 y R U’ R’ F’
Caso 22
Como chegar: F U R U R’ y’ U’ R’ U2
Como resolver: U2 R U y R U’ R’ U’ F’
Caso 23
Como chegar: F U R U’ R’ y’ U’ R’
Como resolver: R U y R U R’ U’ F’
Caso 24
Como chegar: R U’ R2 D’ L F L’ D R
Como resolver: R’ D’ L F’ L’ D R2 U R’
Caso 25
Como chegar: L’ U L y’
Como resolver: y L’ U’ L
Caso 26
Como chegar: F’ L F L’ U2 L’ U’ L y’
Como resolver: y L’ U L U2 L F’ L’ F
Caso 27
Como chegar: F’ L F L’ U’ L’ U2 L y’
Como resolver: y L’ U2 L U L F’ L’ F
Caso 28
Como chegar: L’ U’ L d R U2 R’ U’
Como resolver: U R U2 R’ d’ L’ U L
Caso 29
Como chegar: F’ L’ U’ L y U2 L y’
Como resolver: y L’ U2′ y’ L’ U L F
Caso 30
Como chegar: F’ U’ L’ U’ L y U L U2 y’
Como resolver: y U2 L’ U’ y’ L’ U L U F
Caso 31
Como chegar: F’ U’ L’ U L y U L y’
Como resolver: y L’ U’ y’ L’ U’ L U F
Caso 32
Como chegar: L’ U L2 D R’ F’ R D’ L’ y’
Como resolver: y L D R’ F R D’ L2′ U’ L
FAQ (Perguntas Frequentes)
O que significam as siglas NR, CR e WR na tabela de recordes?
Elas representam sua posição nos rankings. NR é Ranking Nacional, CR é Ranking Continental e WR é Ranking Mundial.
É necessário participar de tantas competições para ser bom?
Não é obrigatório, mas é recomendado
Como começo a competir oficialmente?
Crie uma conta no site da WCA e inscreva-se em uma competição próxima. Sua ID será gerada após sua primeira participação.
Sobre o Autor Willian Rafael é speedcuber profissional e competidor oficial da WCA desde 2015 (ID: 2015RAFA01). Com 3 medalhas de ouro e recorde oficial de 9.25s no 3x3x3, fundou o Cuboverso para ensinar a lógica por trás dos algoritmos e ajudar novos cubistas a quebrarem a barreira do Sub-10.